4 formas de aprender a fazer coisas que você sempre quis

Nosso corpo é capaz de feitos incríveis. Atletas olímpicos alcançam velocidades inacreditáveis numa corrida ou distâncias gigantes durante saltos. Além desses profissionais, existem pessoas com o nome marcado no Livro dos Recordes por realizações que parecem impossíveis para o corpo.

Por mais que existam habilidades quase sobrenaturais sendo realizadas por pessoas comuns, existem hábitos ainda mais simples que são o sonho de muita gente que não consegue fazê-las. Um assobio estrondoso, um simples estalar de dedos ou o controle das sobrancelhas e orelhas são alguns exemplos.

Se você sempre quis aprender a realizar essas tarefas, mas nunca foi capaz, essa matéria vai te ensinar alguns truques para você praticar e se tornar um verdadeiro controlador de seu corpo.

Como assobiar com os dedos?

1

Você até consegue dar aquele assobio tímido, mas se tenta fazer um bem alto e sonoro que deixa todos surdos ao seu redor, é uma frustração sem fim. Com essas técnicas com os dedos na boca, você vai se tornar o mestre do assobio.

Primeiramente você deve experimentar as diferentes posições dos dedos, já que não existe uma única forma definitiva para o assobio. Uma das formas mais comuns envolvem utilizar os dedos indicador e médio juntos. Una esses dedos nas duas mãos. Outra estratégia consiste em usar os dedos mínimos e é um pouco mais simples. Um terceiro método permite que você faça o assobio com apenas uma das mãos. Juntando as pontas dos dedos indicador ou médio com o polegar.

Para assobiar, deixe os lábios molhados passando a língua sobre eles. Em seguida, cubra os dentes com os lábios para que seja possível a produção do som. Independente da escolha de técnica de posição dos dedos, eles devem ser colocados sob a língua. Com os dedos na boca, feche os lábios para que não haja espaços para passagem de ar, além do gerado pelo espaço entre os dedos. Agora, apenas comece a soprar e vá ajustando a posição dos dedos.

Como estalar os dedos?

2

Fazer o barulho estalado por meio do movimento dos dedos pode parecer bem simples para muita gente. Quem consegue fazer, talvez nem saiba como explicar, já que simplesmente estala naturalmente e vê o som acontecer. Para quem nunca aprendeu, no entanto, pode ser um desafio e tanto.

Para aprender a técnica, comece pela mão que você usa para realizar as tarefas: se é destro, use a direita, se é canhoto, use a esquerda. Utilize seu polegar para pressionar a ponta do dedo médio e o deslize em direção ao indicador.

Como levantar as sobrancelhas?

3

Muita gente consegue usar o movimento das sobrancelhas para se expressar mesmo sem precisar utilizar nenhuma palavra. Você pode expressar reações de surpresa, irritação, empolgação ou raiva. Se você não consegue mover as sobrancelhas, esses pequenos exercícios podem te ajudar.

Para começar você deve ficar em frente ao espelho e tentar levantar as sobrancelhas individualmente. Mesmo que não consiga, você vai perceber que tem controle sobre uma mais do que a outra. Comece treinando por ela usando as mãos para forçar o movimento. Quando empurrar as sobrancelhas para cima ou para baixo, repare os músculos que estão se exercitando para conseguir controlá-los.

Quando já dominar a técnica com as mãos, volte para a frente do espelho e comece os exercícios sem ajuda. No começo você pode sentir dificuldade, já que antes tinha uma forcinha extra. Com o tempo você vai conseguir adquirir o controle dos músculos da face e realizar o movimento com naturalidade. É só uma questão de treino.

Como mexer as orelhas?

4

Diferente das habilidades anteriores, mexer as orelhas não tem tantas utilidades como se expressar ou fazer algum alerta. Mesmo assim, muitas pessoas tem vontade de desenvolver o controle desses músculos e não conseguem. Seja lá qual for o seu motivo para aprender isso, essas técnicas podem te ajudar a chegar lá.

O primeiro passo é entender quais são os músculos das orelhas para que seu sistema nervoso consiga interpretar sua intenção e enviar os sinais para os lugares certos. Uma boa dica é olhar num espelho enquanto tenta realizar os movimentos para ter total noção de que partes do corpo você está controlando quando tenta mover a orelha. A princípio, movimentos da boca e das sobrancelhas farão parte do seu treinamento.

Mesmo que você consiga pequenos movimentos, como as orelhas nunca se moveram muito antes e estão acostumadas a ficar paradas, as primeiras reações podem ser sutis e acompanhadas do movimento de outras partes do corpo. Mas não se desanime! Com treinamento e paciência os músculos irão ficar mais fortes e independentes e você vai poder se gabar dessa técnica.

E aí, qual dessas técnicas você já dominava? Se realmente não conseguia fazer ao menos uma delas, agora é só passar alguns minutos por dia treinando e rapidamente ficaram expert na arte de controlar o próprio corpo.