CONFIRA O QUE ACONTECE AO SEU CORPO SE VOÇÊ PERDER UMA HORA DE SONO POR NOITE

  

size_810_16_9_166676238

Dormir o suficiente é crucial tanto para o bem-estar físico que para aquele psicológico do ser humano. Perder horas de sono, na verdade, envolve uma série de inconvenientes que, no longo prazo, podem afetar significativamente as condições gerais do indivíduo. De acordo com especialistas você precisa dormir pelo menos 8 horas por noite, ao fim de evitar qualquer efeito adverso sobre o organismo e para ter energia suficiente para enfrentar o dia. Nós analisamos em detalhe todos os efeitos negativos que resultam de falta de sono.

Durante o dia o cérebro humano está constantemente ativo: é por essa razão que é necessária uma noite de descanso para recarregar em maneira suficiente. No caso você fique acordado até tarde ou se você sofre de insôniaquem irá pagar o preço será principalmente o hipocampo, a área do sistema límbico, que é responsável de lidar com a memória e as emoções. Dormir pouco, em outras palavras, torna irascível e danifica o sistema de memória. Por outro lado, estudos científicos recentes têm mostrado que a falta de sono aumenta as possibilidades de contrair a diabetes, uma vez que provoca alterações no nível metabólico, que determina, em particular, umabaixa tolerância à glicose e um aumento no cortisol (mais conhecido como “hormônio do stress “) no sangue.

 

Também foi demonstrado que aqueles que dormem comem menos, enquanto aqueles que descansam menos horas são mais propensos a se tornarem obesos. Neste último caso, aumenta o nível de fome e, simultaneamente,há um aumento no consumo de gorduras saturadas. Por outro lado, é inegável que aqueles que ficam acordados por mais tempo, tem mais tempo para comer.

 

Mas o inconveniente causado por um número reduzido de horas de sono não param por aí: quem dorme pouco muitas vezes sofre de enxaquecas, é cansado e fatigado, fica estressado mais facilmente e tem um sistema imunitário enfraquecido.

Como melhorar a qualidade do sono

Para melhorar a qualidade do seu sono é necessário tomar algumas precauções especiais. Em primeiro lugar é importante evitar de tomar, sete horas antes de deitar, estimulantes tais como a cafeína, por que são capazes de inibir o sono e diminuir a qualidade do último. É uma boa prática evitar também de dormir deixando dispositivos eletrônicos (tablets, smartphones, etc.) ligados: suas luzes artificiais, de fato, inibem a liberação de melatonina, substância incumbida de controlar o sistema sono-vigília. Em seguida, recomenda-se de não beber, pouco antes de ir para a cama, de modo de evitar de acordar para ir ao banheiro.

 

Finalmente, deve-se notar que para facilitar o sono melhor um chá de ervas que um remédio, porque este poderia ser viciante.

Finalmente, é importante tentar de seguir a rotina, ou seja dormir e acordar mais ou menos na mesma hora; Deste modo, o organismo terá que adquirir a capacidade de ajustar automaticamente as horas de sono. É, em outras palavras, uma “rotina relaxante” que também vai permitir acordar sem despertador.

 

 

fonte: http://www.astoupeiras.com/confira-o-que-acontece-ao-seu-corpo-se-voce-perder-uma-hora-de-sono-por-noite/