Vinagre um poderoso herbicida natural. Veja como ele pode salvar suas plantas!

   

Quem tem jardim ou horta em casa sabe que é preciso ter cuidados diários para que as plantas cresçam saudáveis e bonitas. Mas mesmo quem se dedica a elas sabe que volta e meia aparecem as indesejáveis e persistentes ervas daninhas.  Você sabia que o vinagre é um herbicida naturalmuito eficaz? Veja abaixo.

Resultado de imagem para Vinagre – um poderoso herbicida natural. Veja como ele pode salvar suas plantas!

Podemos evitar o uso de herbicidas químicos (que infiltram e prejudicam o solo podendo inclusive contaminar o lençol freático) optando pelo uso do vinagre, um herbicida natural, poderoso que não causa prejuízo ao solo e ainda é barato! Não poderia ser melhor, certo? Veja abaixo como prepará-lo para que ele seja realmente eficaz.

Você vai precisar de:

 
  • 5 litros de vinagre – quanto mais ácido for o vinagre, mais eficaz o seu herbicida natural vai ser, portanto prefira o vinagre de vinho tinto, de champanhe ou de álcool. O vinagre de maçã, de vinho branco ou balsâmico são mais suaves e podem não ser tão eficazes, mas funciona também.
  • 2 litros de água – pode ser da torneira mesmo
  • De 100ml a 200ml de detergente para louça biológico – você encontra em supermercado.
  • 1 colher (de sobremesa) de sal grosso

Como preparar:

Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes e mexa até que o sal tenha se diluído por completo. Deixe repousar por cerca de 15 minutos. Depois coloque parte a mistura em um borrifador e pulveriza as plantas que pretende eliminar ou o solo que pretende limpar. Prefira fazer esse processo em um dia de sol com pouca umidade, o efeito é melhor. Se for preciso, repita a operação 2 dias depois, deve ser suficiente para eliminar as ervas daninhas.  O ideal é aplicar o herbicida natural logo nas duas primeiras semanas que as ervas daninhas apareceram, pois assim elas estão mais frágeis e podem ser eliminadas com maior facilidade.

Viu só? É fácil preparar o seu herbicida natural e deixar o seu jardim e horta livre das pragas que atrapalham o crescimento das suas plantas. Além disso, é bom para o meio ambiente e para o seu bolso. Aproveite a dica e compartilhe com os amigos